Projeto Árvore da vida: onde tudo começa

Um registro eterno e especial do nascimento de bebês.

Existem inúmeras formas de registrar momentos únicos da vida. No Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), esse trabalho tem sido realizado de uma forma muito especial após o nascimento de bebês na casa de saúde.

Com informações de peso, altura, data de nascimento, e o carimbo da placenta, que transforma-se na “Árvore da Vida”, os profissionais da saúde que atuam no Centro Obstétrico e Maternidade, têm eternizado laços entre filhos e pais, através de um trabalho artesanal e feito com muito carinho. 

A iniciativa, que vem encantando a todos, foi colocada em prática com o objetivo de humanizar o atendimento prestado no setor. “Ainda estamos nos adequando ao projeto  com a rotina da instituição, ou seja, melhorias estão sendo realizadas de forma constante. Entretanto os profissionais da saúde de forma criativa elaboram sua placenta da melhor maneira possível aprimorando todos os dias esse novo desafio”, explicam as enfermeiras assistenciais do Centro Obstétrico e Maternidade, Camila de Moura, Eduarda de Oliveira e Gabrielle De Bem

O processo de produção da “Árvore da Vida” é feito logo após o nascimento na sala de parto ou no bloco cirúrgico, e entregue para as famílias no momento da alta, concluindo assim, o atendimento realizado pelo setor. 

A lembrança feita em um papel pensado exclusivamente para registrar o momento, é ofertada da mesma forma, para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), Convênio e Particular.