
O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) deu início, em 2023, ao projeto “Gestão por Competências: Pessoas Importam!”, que desde então vem promovendo uma transformação significativa na cultura organizacional da instituição Com foco na valorização dos profissionais, o projeto tem como pilares a ética, o comprometimento e a humanização, e busca fortalecer as relações de trabalho, além de impulsionar o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.
A primeira fase prática teve início em março de 2024, com a participação dos funcionários da casa de saúde em diferentes ações. A programação contou com oficinas, momentos de escuta ativa e dinâmicas simbólicas, como a construção de um quebra-cabeça com as competências organizacionais da instituição, uma ação que reforçou o senso de pertencimento e alinhamento com os valores do hospital.
Em 2025, o projeto avançou com oficinas voltadas à descrição e análise das competências de cada cargo, orientações sobre a prática de feedbacks construtivos e o fortalecimento do comitê gestor. O grupo formado por profissionais indicados pela administração da casa de saúde, reúne-se mensalmente para acompanhar o progresso das ações, propor melhorias e planejar os próximos passos.
A próxima etapa está prevista para o final de maio e envolverá ainda mais funcionários, que passarão por uma nova rodada de avaliações em conjunto com suas lideranças, por meio da plataforma online Gcpec. A ferramenta já está disponível para todos os profissionais e permite o acesso à descrição dos cargos, ao histórico de feedbacks e aos planos de desenvolvimento individuais. A partir das informações reunidas na plataforma, o hospital irá estruturar capacitações direcionadas, com base nas principais habilidades e pontos de melhoria identificados.
A expectativa é de que, após essa fase, o modelo de Gestão por Competências passe a integrar também os processos de recrutamento e seleção do HSSM, consolidando uma nova etapa de valorização dos talentos internos e fortalecimento da cultura organizacional.