Segurança do Paciente
Entre as prioridades do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), está a segurança do paciente. Por conta disso, a casa de saúde segue metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Realizadas de forma disciplinada e diariamente por todos os colaboradores do HSSM, seis metas são seguidas com o intuito de promover melhorias específicas na segurança do paciente. São elas:
Meta 1 – Identificação
Pulseira Branca
Todo paciente deve utilizar uma pulseira branca contendo os três marcadores de identificação: nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Verifique se seus dados estão corretos e você deve ficar com a pulseira até a sua alta, ela é essencial para evitarmos acidentes, pois muitas pessoas tem nomes iguais ou parecidos. Antes de cada procedimento ou medicamento seus dados deverão ser verificados pela equipe.
Pulseira Vermelha
Indica que o paciente possui histórico de alergia ao uso de uma medicação. Caso você seja alérgico a algum medicamento, comunique a equipe assistencial.
Atenção: a pulseira deverá ser mantida visivelmente e estar descritos o(s) nome(s) do(s) medicamento(s) que causam a reação alérgica.
Pulseira Amarela
Significa risco de queda, paciente com risco de queda necessita da ajuda de seu acompanhante e alguns cuidados especiais. Fique atento: as grades do leito devem estar sempre erguidas; evite andar sozinho, chame sempre ajuda; mantenha perto de você a chamada de enfermagem e os objetos de uso pessoal (como celular, relógio, óculos e outros). Atenção: se você sofrer uma queda comunique a equipe!
Pulseira Verde
Sinaliza o risco para o desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes que se movimentam pouco ou estão acamados (não saem da cama). Fique atento: a pele deve estar sempre limpa e seca; o paciente deve se mudado de posição a cada 2 horas; mantenha os coxins/protetores de apoio nas áreas de maior pressão.
Meta 2 – Comunicação
Os registros em prontuário necessitam apresentar de maneira completa e clara as intervenções realizadas e informações do paciente, possibilitando a comunicação contínua entre a equipe.
Estabelecer o envolvimento de pacientes e familiares no processo do cuidado.
Esclarecer dúvidas, fornecer informações e orientações sobre o tratamento e rotinas institucionais a pacientes e familiares.
Oportunizar momentos de escuta e acolhida das informações relatadas por pacientes e familiares.
Meta 3 – Medicamentos
Verifique se o medicamento que será aplicado tem os mesmos dados que a sua pulseira.
Quando receber medicação, soro, sangue, verifique se os profissionais conferiram sua identificação, antes de medicá-lo e realizaram assepsia da torneirinha.
Medicamento em comprimido deve ser retirado da embalagem unitária na frente do paciente.
Pergunte aos profissionais responsáveis por você, quais são os medicamentos e como deve tomá-los em caso de dúvida.
Caso faça uso de medicamentos em casa, avise a equipe e entregue a receita. Se trouxer algum medicamento de casa, avise a equipe, não ingira
antes de comunicar o uso.
Caso perceba que falta algum medicamento de uso contínuo, avise a equipe. Se não se sentir bem usando alguma medicação, avise a equipe.
Avise caso tenha alergia a medicação ou alimento.
Meta 4 – Cirurgia Segura
Atenção para o tempo de jejum recomendado pelo seu médico.
É muito importante ter um familiar ou responsável junto com você na internação e até o procedimento terminar.
Leia os termos cirúrgicos e anestésicos entregue pelo seu médico e traga-os assinados. Não fique com dúvidas.
Conheça o procedimento cirúrgico, converse com seu médico.
Certifique-se da demarcação cirúrgica, ela deve ser feita pelo seu médico.
Sempre traga seus exames, e liberações médicas.
Não esqueça de trazer anotado todas suas medicações e alergias.
Meta 5 – Lesão por Pressão
Lesões que podem acontecer em pacientes que se movimentam pouco ou estão acamados (não saem da cama). Elas ocorrem em locais onde os ossos ficam em contato próximo da pele.
Se você ou seu familiar está utilizando uma pulseira verde significa que possui risco para o desenvolvimento de lesão por pressão, fique atento:
A pele deve estar sempre limpa, hidratada e seca;
Paciente deve ser mudado de posição a cada 2h;
Mantenha os coxins de apoio em áreas de maior pressão.
Meta 6 – Queda
Pulseira amarela significa risco de queda, todo paciente com risco de queda necessita do auxílio de seu acompanhante e alguns cuidados especiais, fique atento:
As grades do leito devem estar sempre erguidas;
Evite andar sozinho, chame sempre auxílio;
Mantenha perto a chamada de enfermagem;
Mantenha perto também objetos de uso pessoal como celular, relógio, óculos e outros.
Higienização
As bactérias transmitidas pelas mãos são uma das principais causas de complicações e infecções hospitalares.
Higienizar as mãos é a principal medida para diminuir as infecções.
Fique atento se o profissional de saúde está lavando as mãos ou higienizando com álcool nos momentos que vem cuidar de você.
As visitas e acompanhantes também devem lavar as mãos antes de tocar em você.