De onde vem as roupas cheirosas do hospital?

Para que as roupas e demais materiais de tecido estejam sempre limpos e higienizados, nós temos um equipe que trabalha diariamente no setor da lavanderia. Entre as pessoas, está Lori Lauschner, auxiliar de Lavanderia I há 30 anos.

Quando começou em 1992, a senhora recorda que a lavanderia era diferente, pois todos faziam todas as atividades. “Agora é mais setorizado, eu faço apenas a primeira parte que é colocar as roupas para a lavagem. Mas já fiz de tudo aqui na lavanderia”, conta.

Com o passar do tempo, o número de funcionários e os equipamentos também mudaram conforme a colaboradora. Antes de ter a Upa a demanda era menor e o horário era diferente. “Mudamos os equipamentos, usamos mais da tecnologia ao nosso favor, sempre inovamos nas máquinas conforme a necessidade. Isso mudou bastante.”

Entre os desafios nesses 30 anos, Lori recorda o período de pico da pandemia da Covid-19, onde as roupas contaminadas necessitavam de cuidados especiais e com isso os colaboradores também precisavam ter cuidados redobrados. “Foi um momento muito complicado para quem trabalha aqui, nós da lavanderia também tivemos mais cuidados e sentimos os desafios da pandemia de perto. Graças a Deus eu não tive Covid nenhuma vez”, lembra.

Sobre a importância do setor, ela destaca que muitas pessoas não conhecem a lavanderia, porém que é um processo essencial para o hospital. “As pessoas não sabem que tem lavanderia, mas ouvimos de pacientes que as roupas de cama são boas, limpas e cheirosas e isso nos dá ânimo.” A aposentada ainda acrescenta a importância dos próprios colegas em valorizar todos os setores. “Assim como cada setor e cada pessoa aqui dentro, nós da lavanderia também somos essenciais para que tudo dê certo nos atendimentos.” 

“Nosso setor trabalha diariamente na limpeza, higienização e organização de todo material de tecidos. Somos um setor importante e que todos devem saber que existe a lavanderia no hospital.”

Lori Lauschner, auxiliar de Lavanderia

Conheça nosso hospital

Lavanderia em números | Mais de 22 mil kg de roupas são lavadas por mês no hospital

Você conhece o setor de lavanderia? Atualmente, 19 pessoas trabalham diariamente no processo de separação, limpeza, higienização, confecção e organização de todo material do Hospital São Sebastião, UPA, Escola Casa da Amizade, Clínica Cuidare (hemodiálise), ambulâncias de Venâncio e da região e SAMU.

De janeiro a abril foram 88.350 Kg de roupas, sendo mais de 22 mil kg mensais. Já parou para pensar quanto de roupa você lava em casa por mês? Além disso, a lavanderia do hospital precisa de equipamentos potentes para suprir a demanda, ela conta com: balança digital para primeira pesagem por setor, balança digital para pesar roupas classificadas e separadas conforme sujidade ou tipo de tecido, lavadoras (uma de 100 kg, duas de 50 kg), centrífugas (três de 50 kg), secadoras (duas de 100 kg e uma de 30 kg), duas calandras. No mês, são usados em média 675 kg de algecol, 770 litros de amaciante, 375 kg de demix e demais produtos.

A lavanderia hospitalar tem como objetivo transformar toda roupa suja ou contaminada utilizada no hospital, em roupa limpa e livre de contaminação. É um serviço importante de apoio do nosso hospital.