Gestão por competências envolve ainda mais funcionários em nova etapa

O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) avança na implementação do projeto “Gestão por Competências: Pessoas Importam” com a chegada da segunda fase do projeto. Desta vez, um número ainda maior de funcionários será envolvido no processo de avaliação, que ocorrerá em conjunto com suas lideranças por meio da plataforma online Gcpec.

A ferramenta que já está disponível para todos os profissionais da instituição e oferece recursos como a descrição dos cargos, o histórico de feedbacks recebidos e os planos de desenvolvimento individual (PDIs). A partir dessas informações, o hospital irá direcionar capacitações específicas, baseadas nas competências mais relevantes e nas principais oportunidades de desenvolvimento identificadas nas equipes.

De acordo com Beatriz Long, da empresa de consultoria Fator RH,os líderes já enfrentaram com sucesso os primeiros desafios da implementação, cumprindo as metas estabelecidas e demonstrando engajamento com o novo modelo. “Já percebemos uma mudança de cultura significativa por parte dos líderes, o que representa um avanço importante na forma como a gestão de pessoas está sendo conduzida no hospital”, destaca.

O encerramento do primeiro ciclo foi considerado um marco, pois priorizou a capacitação da equipe e o mapeamento das competências essenciais, ressalta o administrador do HSSM, Luis Fernando Siqueira. “Estamos finalizando uma etapa que estabeleceu as bases para um modelo mais estruturado de desenvolvimento. Não temos dúvidas de que esse processo terá impacto direto na qualidade dos serviços prestados pelo hospital”, completa.

Com foco no desenvolvimento contínuo, o HSSM tem implementado uma série de iniciativas voltadas à capacitação e ao crescimento profissional de seus funcionários.