
Em uma iniciativa conjunta da Comissão de Gestão Ambiental e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) deu início à substituição dos adesivos de identificação das lixeiras. A mudança tem como objetivo tornar a sinalização mais intuitiva e inclusiva, facilitando a separação correta dos resíduos.
O processo seguirá um cronograma previamente estabelecido, começando pelo Centro Cirúrgico, que será o primeiro setor a receber a nova identificação. Na sequência, os demais setores do hospital também passarão pela atualização.
“A correta separação e destinação dos resíduos é essencial para reduzir o impacto ambiental, minimizar riscos de infecção hospitalar e evitar acidentes com materiais perfurocortantes. Além disso, o hospital reforça que a medida contribui para a economia de recursos, garantindo a destinação adequada dos resíduos infectantes”, ressalta Stelamaris Pereira Guimarães, coordenadora de hotelaria e presidente da comissão.
Na casa de saúde, ações já estão sendo realizadas para orientar os profissionais a ficarem atentos às novas sinalizações e a colaborarem com a iniciativa.